domingo, 26 de junho de 2011

Pokémon Black/White


Ano:2010
Qual tipo aparelho: NintendoDS e Nintendo 3DS
Sinopse:
Pokémon Black
e Pokémon White começam de forma ligeiramente diferente, desta vez o enfoque da apresentação recai essencialmente sobre um segmento de história, que envolve a coroação de alguém, enquanto uma criança observa de longe. Nada disto é explicado a início, mas abre caminho para uma das grandes novidades em Pokémon, uma história forte e com significado.

Tal como nos Pokémon anteriores, vão poder escolher entre um rapaz ou uma rapariga e vão ser presenteados, juntamente com os vossos dois melhores amigos, Bianca e Cheren, com um dos três Pokémon iniciais da nova região de Unova, Snivy, o Pokémon de erva, Tepig, o Pokémon de fogo, ou então, Oshawott, o Pokémon de água.

Juntamente com o vosso Pokémon, vão embarcar naquela que é certamente a maior e mais longa aventura de Pokémon feita até hoje. Existem os típicos oito crachás para recolher e mais de centena e meia de Pokémon para apanhar, mas agora, vão desviar-se mais vezes do percurso simples, havendo muito mais zonas para explorar e missões secundárias para fazer.

Os grandes inimigos desta vez são a Team Plasma, uma equipa liderada pelos sete Sages, dedicados à causa do seu amo, uma figura misteriosa conhecida por N, que tem como o seu principal objectivo, retirar todos os Pokémon das mãos dos treinadores incompetentes de forma a liberta-los da escravidão e das derrotas que são alvo.

Há que dizer que pela primeira vez, a história é realmente interessante e coloca em causa o dilema da escravização das pobres criaturas, havendo espaço para conflitos morais e dilemas que vão surgindo pelo caminho, o que faz deste, o Pokémon mais adulto até agora.

Mas um jogo de Pokémon nunca ficou reconhecido pela sua história, mas sim, pela sua mecânica e jogabilidade altamente viciantes, que conseguiam prender os jogadores por horas a fio, e para o bem, ou para o mal, o sistema clássico da série está de volta, e além de determinadas alterações e novidades, mantém-se sólido, mas mais polido que nunca.

Para começar, para Pokémon Black e Pokémon White podem esquecer completamente os Pokémon antigos. Esqueçam os Zubat e Geodude que passavam a vida a chatear-vos nas muitas cavernas, ou os Tentacool que surgiam pelo caminho cada vez que usavam Surf. De forma a oferecer uma experiência fresca e a lembrar a novidade de Pokémon Blue e Pokémon Red, não vão apenas visitar uma nova região, como todos os Pokémon que vão encontrar são novos e únicos até terminarem a história principal.

Quando a lista de Pokémon Black e Pokémon White foi revelada, alguns fãs (incluindo eu), ficaram incrédulos com alguns dos novos Pokémon inventados para esta geração, como o caso do Vanilitte, um Pokémon de gelo que evolui de uma espécie de Sundae, para uma versão final de um cone com duas bolas de gelado. Ridículo? Certamente, mas a verdade é que o novo line-up de Pokémon acaba por criar habituação e lembra que outros tantos do passado também eram igualmente ridículos, mas foram bem aceites por terem chegado primeiro.

Ao fim de umas boas horas de jogo, vão acabar por começar a conhecer as novas criaturas e até a querer construir equipas em redor das novas criaturas, o que é um sinal de que são bons o suficiente para começarem a tornar-se boas opções entre os Pokémon clássicos.

A exploração do mundo mantêm-se praticamente idêntica à dos anteriores. A câmara está posicionada a sul, com a vista área, dando uma visão geral da área em redor da personagem. Vai ser necessário atravessar caminhos repletos de erva, cavernas, desertos e as típicas cidades.

De qualquer forma, há coisas que mudaram para Pokémon Black e Pokémon White. Para começar, as cidades são bem maiores e bem mais compostas que nos anteriores, com mais edifícios e mais pessoas com quem falar, que nos recompensam com items valiosos quando falamos com eles. Vão inclusive poder visitar Castelia, uma mega metrópole apinhada de edifícios e pessoas, e modelada como se estivesse num plano 3D.

Os Pokémon Center também estão ligeiramente modificados, pois agora não é apenas o local para curar os Pokémon, sendo também o edifício que aglomera os clássicos Poké Mart, onde podem comprar as famosas Poké Balls, ou items para curar os vossos animais. Ausente dos Pokémon Center está agora a zona de ligação com outros jogadores por Wi-Fi local, pois, para isso mesmo, existe o C-Gear, uma das grandes inovações pensadas para Pokémon Black e Pokémon White.

Com o C-Gear, a interligação entre jogadores sofreu um rombo tremendo. Podem esquecer os longos tempos de preparação e até mesmo o limite de troca de 6 Pokémon de cada vez. Com o C-Gear podem trocar directamente os Pokémon da vossa equipa ou das caixas do PC, a uma velocidade muito superior que antigamente, com muito menos animações pelo caminho.

Com o C-Gear é possível ainda comunicar em tempo real com outros jogadores que estejam em vosso redor, servindo como um feed em tempo real das pessoas que estão a jogar perto de vocês, tal como uma boa forma de trocar informações e números de jogador.
As funcionalidades do C-Gear vão ainda além destas, sendo possível usar o wireless para comunicar com vídeo chat entre consolas com a ferramenta X-Transiever e ainda, invadir o jogo de outros jogadores através do Entralink para fazer missões ou jogar em conjunto.

O mundo online é ainda mais importante agora, estando a ser preparado um site online com o nome Global Link, onde vão ser colocadas as vossas estatísticas e ranking de treinador a nível mundial. Mas, excluindo isso mesmo, podem sempre combater com outros jogadores, trocar Pokémon, entre outras actividades, onde até nem falta o envio dos vossos Pokémon para o Dream World, no qual vão poder receber mais items.

O combate de Pokémon Black e Pokémon White mantém o estilo inconfundível da série, sendo feitos por turnos, onde o Pokémon mais rápido ataca primeiro e tenta explorar as fraquezas elementais dos adversários.
A juntar ao sistema clássico, que foi expandido a determinada altura para combates de dois contra dois, agora foram expandidos até três contra três directo, ou rotativo, o que altera o esquema dos combates e aumenta ainda em grande quantidade a estratégia do sistema de combate.

Se procuravam um maior avanço gráfico do que a série já habituou, então vão provavelmente ter de esperar por uma nova geração, pois Pokémon Black e Pokémon White prestam mais atenção ao detalhe propriamente dito e atenção a todos os pormenores do que a procura por um grafismo altamente detalhado e tridimensional, embora este apareça de forma pontual em algumas situações.

Alguns dos elementos dos cenários foram modelados em 3D sobre planos 2D, os mesmos planos que continuam a ser usados também para modelar as personagens que encontram pelo mundo.
O mundo também sofre agora alterações em tempo real, tendo a mudança da estação meteorológica todos os meses, colocando chuva, neve, flores etc. consoante a estação actual.

No que toca aos planos dos combates, agora a câmara não está estática, sendo possível ver o nosso Pokémon na sua totalidade. Outra grande novidade nos combates é a introdução de animações em tempo real dos Pokémon, que além de estarem sempre em movimento, podem fechar os olhos quando adormecidos ou ficar vermelhos quando queimados. Uma adição essencial e que já fazia falta.

Quanto à sonoplastia, o tipo de música é o típico da saga, com melodias alegres a tocar entre as viagens e músicas de combate adaptadas às diversas situações que encontram. Várias melodias foram reaproveitadas e outras novas introduzidas são bastante boas, mas nada de outro mundo. Os Pokémon continuam a ter os mesmos sons de antigamente, mas este ponto depende do gosto de cada um. Alguns podem pensar que já é algo arcaico, enquanto outros (como eu), acham que estes sons são realmente mais apelativos que as vozes da série.



Em termos de duração, este é bem capaz de ser um dos jogos Pokémon mais longos de sempre, mesmo quando comparado com Pokémon Heart Gold e Pokémon Soul Silver. Existe uma quantidade enorme de locais para explorar e ainda várias missões e combates para realizar. Mesmo quando terminam a história, existe muito mais para fazer, por isso, além das cerca de 40 horas de história, ainda podem gastar tempo a importar os Pokémon das versões anteriores, trocar, lutar online, participar em musicais com as vossas criaturas, no Battle Subway, e tal como é o tema do jogo, apanhar todas as criaturas.



Outros tipos:
*Mundo estranho:Pokémon Versão Black Game Boy
*Pokédex(outro site em inglês)



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