quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Hayao Miyazaki

Nasceu: 05 de janeiro de 1941
Histórico: Hayao Miyazaki (宫 崎 骏, Hayao Miyazaki) é um artista de mangá, um diretor de filmes de animação japoneses e co-fundador do Studio Ghibli. Ele nasceu 05 de janeiro de 1941 em Tóquio, Japão.

Quase desconhecida no Ocidente fora dos círculos de fãs de anime e mangá para o lançamento internacional da Princesa Mononoke em 1999, seus filmes estão enfrentando hoje em todo o mundo um enorme sucesso e especialmente no Japão, onde alguma batida registros de affluence1.

Ele explora muitos dos mesmos temas centrais, a relação da humanidade com a ecologia, natureza e tecnologia, ea dificuldade de permanecer pacifista num mundo em guerra. Os protagonistas de seus filmes são em sua maioria meninas ou mulheres fortes, independentes, e os "caras maus" têm qualidades que os tornam moralmente ambíguo, como o kami da religião xintoísta.

Suas obras são tão acessíveis às crianças e adultos. No Japão é considerado o igual de Osamu Tezuka, no Ocidente e é muitas vezes comparado a Walt Disney. No entanto, Miyazaki continua a ser modesto e explica o sucesso de sua empresa por acaso ele tinha que ser capaz de explorar a sua criatividade.

Ele recebeu menção honrosa da revista Time em 2006 que o coloca como um dos asiáticos mais influentes dos últimos 60 anos.

Mangá de Miyazaki é muito influenciada pela obra de Osamu Tezuka, que é muitas vezes comparada à sua terra natal. Ele imitou fortemente quando ele começou a desenhar com o propósito de um dia se tornar um mangaka. Mais tarde, porém, ele critica como o Tezuka criador de animes e disse não gostar de algum de seu trabalho. Em comparação com Walt Disney, chamando-lhe "a Disney do Japão", ele não gosta, especialmente porque não apreciar as produções de estúdio norte-americanos, com exceção das obras mais idade, cuja parvo Sinfonias.

Nos primeiros anos - muito difícil - a sua carreira como animador, ele viu A Rainha da Neve (Снежная королева, Snejnaïa Koroleva), um filme de animação pelo russo Lev Atamanov. Ele ficou tão comovido com o filme que ele resolveu voltar a trabalhar com "renovada determinação". Você pode ver a sua influência em Horus, Príncipe do sol. A Pastora eo limpa-chaminés (1952, reeditado em 1979 sob o título O Rei eo Mockingbird), filme de animação clássica francesa de Paul Grimault, entretanto Miyazaki convencido de que é possível fazer filmes de animação para adultos. Ele incorpora detalhes deste filme em O Castelo de Cagliostro.

Takahata escreveu um livro sobre o diretor russo Yuri Norstein que era, entre outras coisas, Tale of Tales, uma inspiração para Miyazaki.

Miyazaki foi também se encanta com o trabalho do canadense Frederic Voltar (Crackle, O Homem que plantava árvores), particularmente o seu talento para as plantas de desenho. Crack! fê-lo deprimido porque sentia que seu próprio trabalho a menos.

Bibliografia:
Tonari no Totoro (1988)
...
Hoshi wo Katta Hi(2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário